Exame de Ordem Unificado - XV

Data de realização : 2014-11-16


Questão 1

Os advogados X de Souza, Y dos Santos e Z de Andrad e requereram o registro de sociedade de advogados denominada Souza, Santos e Andrade Sociedade de Advogados. Tempos depois, X de Souza vem a falecer, mas os demais sócios decidem manter na sociedade o nome do advogado falecido. Sobre a hipótese, assinale a afirmativa correta.






Resposta: A

Questão 2

Abelardo é magistrado vinculado ao Tribunal de Just iça do Estado K e requer licença pa ra tratamento de questões particulares, pelo prazo de três anos, o que foi de ferido. Como, antes de assumir o referido cargo, era advoga do regularmente inscrito nos quadros da OAB, requer o seu reingresso, comprovando o afastamento das funções judicantes. Nos termos do Estatuto da Advocacia, assinale a afi rmativa correta.






Resposta: C

Questão 3

Messias é advogado com mais de trinta anos de atuaç ão profissional e deseja cola borar para o aperfeiçoamento da advocacia. O Presidente da Seccional onde possui in scrição principal sugere que ele participe da política asso ciativa e lance sua candidatura a Conselheiro Federal. Observadas as regras do Estatuto da OAB, assinale a afirmativa correta.






Resposta: B

Questão 4

Fred, jovem advogado, é contratado para prestar ser viços na empresa BBO Ltda., que possui uma assessoria jurídi ca composta por cinco profissionais do Direito, orient ados por uma gerência jurídica. Após cinco meses de intensa atividade, é concitado a formular parecer sobre determinado te ma jurídico de interesse da empresa, tarefa que realiz a, sendo seu entendimento subscrito pela gerência. Após dez meses do referido evento, o t por um dos diretores da empresa, que, em viagem rea lizada para outro estado, havia consultado um outro advoga do. Diante dos novos argumentos, o gerente determina qu e Fred, o advogado parecerista, mesmo sem ter mudado de opi nião, apresen te petição inicial em confronto com o entendimento anteriormente preconizado. No caso, nos termos do Código de Ética da Advocacia , o advogado






Resposta: C

Questão 5

O advogado Caio atuava representando os interesses do autor em determinada ação indenizatória há alguns anos. A ntes da prolação da s entença, substabeleceu, com reserva, os poderes que lhe haviam sido outorgados pelo cliente, ao adv ogado Tício. Ao final, o pedido foi julgado procedente e o cliente de Caio e Tício recebeu a indenização pleiteada, mas n ão repassou aos advogados os honorár estipulados em 30%. Caio, para evitar desgaste, pre feriu não cobrar judicialmente os valores devidos pelo client e. Tício, não concordando com a opção de Caio, decidiu, à revelia deste último, ingressar com a ação cabível, valendo do contrato de honorários celebrado entre Caio e o cliente. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.






Resposta: D

Questão 6

Bernardo recebe comunicação do seu cliente Eduardo de que este havia desistido da causa que apresentara anter iormente, por motivo de viagem a trabalho, no exterior, em de corrência de transferência e promoção na sua empresa. Houve elaboração da petição inicial, contrato d serviços e recebimento adiantado de custas e honorá rios advocatícios. Nesse caso, nos termos do Código de Ética da Advoca cia, deve o advogado






Resposta: B

Questão 7

Sobre a prescrição da pretensão punitiva das infraç ões disciplinares, assinale a afirmativa correta.






Resposta: A

Questão 8

Antônio recebe Paulo, um antigo clien te do escritório de advocacia onde presta serviços. Após a entrevista, o preenchimento de relatório com os dados pessoais do cliente e a requisição dos documentos necessários, Antônio realiza a análise final dois dias depois da entrevista com o cliente e verifica que existe norma legal que contraria, expre ssamente, a pretensão apresentada. Sobre o caso, observadas as regras do Estatuto da O AB, assinale a afirmativa correta.






Resposta: C

Questão 9

Fátima é advogada de Carla em processo proposto em face da empresa LL Serviços Anônimos, por contrato não cump rido. Posteriormente, Fátima patrocina os interesses de L eonídio em ação de responsabilidade civil, apresentada em f ace de Ovídio. Pelos d escaminhos do destino, Carla e Leonídio estabelecem sociedade que, dois anos após a sua con stituição, vem a ser dissolvida. Com os ânimos exaltados, Carl a e Leonídio procuram sua advogada de confiança, Fátima , diante dos serviços de qualidade prestados ant rara habilidade persuasiva, a advogada consegue com por os interesses em conflito. Sobre o caso apresentado, observadas as regras do E statuto da OAB e do Código de Ética e Disciplina da OAB, as sinale a opção correta.






Resposta: C

Questão 10

O advogado João, inscrito na Seccional do estado X, cometeu grave infração ética ao atuar em determinada causa no estado Y. Assinale a opção que indica o Conselho Seccional com poder de punir dis ciplinarmente o advogado infrator.






Resposta: B