Exame de Ordem Unificado - XXVIII

Data de realização : 2019-03-17


Questão 31

Determinado Município fez publicar decreto de desapropriação por utilidade pública de determinada área, com o objetivo de construir um hospital, o que incl uiu o imóvel de Ana. A proprietária aceitou o valor ofere cido pelo ente federativo, de modo que a desapropriação se co nsumou na via administrativa. Após o início das obras, foi constatada a necessida de, de maior urgência, da instalação de uma creche na mesm a localidade, de modo que o Município alterou a desti nação a ser conferida à edificação que estava sendo erigida . Ana se arrependeu do acordo firmado com o poder público. Diante dessa situação hipotética, na qualidade de a dvogado(a) de Ana, assinale a afirmativa correta.






Resposta: C

Questão 32

O Governo do Estado Alfa, para impulsionar o potenc ial turístico de uma região cercada de belíssimas cacho eiras, pretende asfaltar uma pequena estrada que liga a ci dade mais próxima ao local turístico. Com vistas à melhoria d o serviço público e sem dinheiro em caixa para arcar com as d espesas, o Estado decide publicar edital para a concessão da e strada, com fundamento na Lei nº 8.987/95, cabendo ao futur o concessionário a execução das obras. Com base na hipótese apresentada, assinale a afirma tiva correta.






Resposta: A

Questão 33

O Ministro do Meio Ambiente recomenda ao Presidente da República a criação de uma Unidade de Conservação e m área que possui relevante ecossistema aquático e grande diversidade biológica. Porém, em razão da grave cri se financeira, o Presidente pretende que a União não s eja compelida a pagar indenização aos proprietários dos imóveis inseridos na área da Unidade de Conservação a ser c riada. Considerando o caso, assinale a opção que indica a Unidade de Conservação que deverá ser criada.






Resposta: D

Questão 34

A sociedade empresária Foice Ltda., dá início à con strução de galpão de armazenamento de ferro-velho. Com isso, d á início a Estudo de Impacto Ambiental - EIA. No curso do EI A, verificou-se que a construção atingiria área verde da Comunidade de Flores, de modo que 60 (sessenta) cid adãos da referida Comunidade solicitaram à autoridade com petente que fosse realizada, no âmbito do EIA, audiência pú blica. Sobre a situação, assinale a afirmativa correta.






Resposta: C

Questão 35

Flora e Carlos pretendem contrair matrimônio. Flora tem 65 anos e, Carlos, 66. Por se tratar de segundas núpci as do futuro casal e já terem filhos oriundos de relacionamentos anteriores, eles não pretendem se tornar herdeiros um do outro e tampouco comunicar seus patrimônios. Diante do desconhecimento dos efeitos sucessórios do casament o, Flora e Carlos buscam aconselhamento jurídico sobre a possibilidade de sua pretensão. Assinale a opção que indica a resposta correta dada pelo(a) advogado(a) consultado(a).






Resposta: D

Questão 36

Mônica, casada pelo regime da comunhão total de ben s, descobre que seu marido, Geraldo, alienou um imóvel pertencente ao patrimônio comum do casal, sem a dev ida vênia conjugal. A descoberta agrava a crise conjuga l entre ambos e acaba conduzindo ao divórcio do casal. Tempos depois, Mônica ajuíza ação em face de seu ex -marido, objetivando a invalidação da alienação do imóvel. Sobre o caso narrado, assinale a afirmativa correta .






Resposta: B

Questão 37

Eduarda comprou um terreno não edificado, em um loteamento distante do centro, por R$ 50.000,00 (ci nquenta mil reais). Como não tinha a intenção de construir de imediato, ela visitava o local esporadicamente. Em uma dessas ocasiões, Eduarda verificou que Laura, sem q ualquer autorização, havia construído uma mansão com 10 qua rtos, sauna, piscina, cozinha gourmet etc., no seu terreno, em valor estimado em R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) . Laura, ao ser notificada por Eduarda, antes de qual quer prazo de usucapião, verificou a documentação e percebeu q ue cometera um erro: construíra sua mansão no lote “A” da quadra “B”, quando seu terreno, na verdade, é o lot e “B” da quadra “A”. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.






Resposta: C

Questão 38

Aline manteve união estável com Marcos durante 5 (c inco) anos, época em que adquiriram o apartamento de 80 m ² onde residiam, único bem imóvel no patrimônio de ambos. Influenciado por tormentosas discussões, Marcos aba ndonou o apartamento e a cidade, permanecendo Aline sozinh a no imóvel, sustentando todas as despesas deste. Após 3 (três) anos sem notícias de seu paradeiro, Marcos retornou à cidade e exigiu sua meação no imóvel. Sobre o caso concreto, assinale a afirmativa corret a.






Resposta: C

Questão 39

Matheus, sem filhos, casado com Jane, no regime de comunhão parcial de bens, falece após enfarto fulmi nante. De seu parentesco em linha reta são ainda vivos Carlos , seu pai, e Irene, sua avó materna. A partir da situação acima, assinale a opção que in dica a sucessão de Matheus.






Resposta: D

Questão 40

Maria decide vender sua mobília para Viviane, sua c olega de trabalho. A alienante decidiu desfazer-se de seus m óveis porque, após um serviço de dedetização, tomou conhecimento que vários já estavam consumidos internamente por cupins, mas preferiu omitir tal in formação de Viviane. Firmado o acordo, 120 dias após a tradi ção, Viviane descobre o primeiro foco de cupim, pela eru pção que se formou em um dos móveis adquiridos. Poucos dias depois, Viviane, após investigar a fund o a condição de toda a mobília adquirida, descobriu que estava toda infectada. Assim, 25 dias após a descoberta, m oveu ação com o objetivo de redibir o negócio, devolvendo os móveis adquiridos, reavendo o preço pago, mais perdas e da nos. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa cor reta.






Resposta: A