Exame de Ordem Unificado - XXVI

Data de realização : 2018-08-05


Questão 31

Maria solicitou ao Município Alfa licença de locali zação e funcionamento para exercer determinada atividade empresarial, apresentando todos os documentos neces sários para tanto. Contudo, transcorrido mais de ano do me ncionado pedido, não houve qualquer manifestação por parte d a autoridade competente para sua apreciação. Diante dessa situação, na qualidade de advogado, as sinale a afirmativa que indica o procedimento correto.






Resposta: C

Questão 32

Maria foi aprovada em concurso para o cargo de anal ista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Regiã o, mas, após ter adquirido a estabilidade, foi demitida sem a ob servância das normas relativas ao processo administrativo dis ciplinar. Em razão disso, Maria ajuizou ação anulatória do at o demissional, na qual obteve êxito por meio de decis ão jurisdicional transitada em julgado. Nesse interreg no, contudo, Alfredo, também regularmente aprovado em concurso e estável, foi promovido e passou a ocupar o cargo que era de Maria. Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.






Resposta: D

Questão 33

Gabriela, pequena produtora rural que desenvolve at ividade pecuária, é avisada por seu vizinho sobre necessida de de registrar seu imóvel rural no Cadastro Ambiental Ru ral (CAR), sob pena de perder a propriedade do bem. Sobre a hipótese, assinale a afirmativa correta.






Resposta: C

Questão 34

Ao estabelecer a estrutura de remuneração e de cobr ança de tarifas relativas à prestação de serviço de limpeza urbana, a autoridade considera contraprestações variadas para os bairros X e Y, tendo em vista o nível de renda da p opulação da área atendida. Sobre a hipótese, assinale a afirmativa correta, co nsiderando a Lei da Política Nacional de Saneamento Básico.






Resposta: B

Questão 35

A cidade de Asa Branca foi atingida por uma tempest ade de grandes proporções. As ruas ficaram alagadas e a po pulação sofreu com a inundação de suas casas e seus locais de trabalho. Antônio, que tinha uma pequena barcaça, aproveitou a ocasião para realizar o transporte dos moradores pelo triplo do preço que normalmente seria cobrado, tendo em vista a premente necessidade dos moradores de re correr a esse tipo de transporte. Nesse caso, em relação ao citado negócio jurídico, ocorreu






Resposta: C

Questão 36

Diante da crise que se abateu sobre seus negócios, Eriberto contrai empréstimo junto ao seu amigo Jorge, no val or de R$ 200.000,00, constituindo, como garantia, hipoteca d o seu sítio, com vencimento em 20 anos. Esgotado o prazo estipulado e diante do não pagamen to da dívida, Jorge decide executar a hipoteca, mas vem a saber que o imóvel foi judicialmente declarado usucapido por Jonathan, que o ocupava de forma mansa e pacífica para sua mo radia durante o tempo necessário para ser reconhecido com o o novo proprietário do bem. Diante do exposto, assinale a opção correta.






Resposta: D

Questão 37

Paula é credora de uma dívida de R$ 900.000,00 assu mida solidariamente por Marcos, Vera, Teresa, Mirna, Júl io, Simone, Úrsula, Nestor e Pedro, em razão de mútuo que a tod os aproveita. Antes do vencimento da dívida, Paula exonera Vera e Mirna da solidariedade, por serem amigas de longa data. Dois meses antes da data de vencimento, Júlio, em razão da per da de seu emprego, de onde provinha todo o sustento de sua fa mília, cai em insolvência. Ultrapassada a data de vencimento, Paula decide cobrar a dívida. Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.






Resposta: B

Questão 38

Ronaldo é proprietário de um terreno que se encontr a cercado de imóveis edificados e decide vender metad e dele para Abílio. Dois anos após o negócio feito com Abílio, Ronaldo, por dificuldades financeiras, descumpre o que havia sid o acordado e constrói uma casa na parte da frente do terreno – sem deixar passagem aberta para Abílio – e a vende para José, que imediatamente passa a habitar o imóvel. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.






Resposta: C

Questão 39

Jorge, engenheiro e construtor, firma, em seu escri tório, contrato de empreitada com Maria, dona da obra. Na avença, foi acordado que Jorge forneceria os materiais da c onstrução e concluiria a obra, nos termos do projeto, no praz o de seis meses. Acordou-se, também, que o pagamento da remuneração seria efetivado em duas parcelas: a pri meira, correspondente à metade do preço, a ser depositada no prazo de 30 (trinta) dias da assinatura do contrato - e a segunda, correspondente à outra metade do preço, no ato de e ntrega da obra concluída. Maria, cinco dias após a assinatura da avença, toma conhecimento de que sobreveio decisão em processo j udicial que determinou a penhora sobre todo o patrimônio de Jorge, reconhecendo que este possui dívida substancial com um credor que acaba de realizar ato de constrição sobr e todos os seus bens (em virtude do valor elevado da dívida). Diante de tal situação, Maria pode






Resposta: A

Questão 40

Lúcio, viúvo, tendo como únicos parentes um sobrinh o, Paulo, e um tio, Fernando, fez testamento de acordo com to das as formalidades legais e deixou toda a sua herança ao seu amigo Carlos, que tinha uma filha, Juliana. O herdeiro in stituído no ato de última vontade morreu antes do testador. Mor to Lúcio, foi aberta a sucessão. Assinale a opção que indica como será feita a parti lha.






Resposta: D